A temporada de premiações está esquentando e o coração do cinéfilo brasileiro volta a bater mais forte! A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood acaba de liberar a "lista gigante" com todos os filmes elegíveis para a 98ª edição do Oscar, e temos motivos de sobra para comemorar: o Brasil está oficialmente no páreo em duas categorias de peso.
Se você estava ansioso para saber se teríamos representantes tupiniquins buscando o careca dourado, pode preparar a torcida. Dois grandes nomes do nosso cinema garantiram seus lugares na fase de elegibilidade.
Quem são os representantes do Brasil?
Nesta etapa inicial, onde a Academia filtra quem realmente cumpriu os requisitos técnicos e de exibição, o Brasil aparece com força total em Melhor Filme Internacional e Melhor Documentário.
Confira os nossos candidatos:
- O Agente Secreto: Dirigido pelo aclamado Kleber Mendonça Filho (o mesmo mente brilhante por trás de Bacurau e Aquarius), o longa é a nossa aposta para a categoria de Melhor Filme Internacional. A expectativa em torno da obra é gigantesca, dado o histórico do diretor em festivais internacionais.
- Apocalipse nos Trópicos: Na categoria de Melhor Documentário, quem brilha é a cineasta Petra Costa (que já nos levou ao Oscar com Democracia em Vertigem). Seu novo trabalho promete mais uma vez tocar em feridas expostas e trazer uma visão contundente sobre a realidade política e social.
A concorrência é pesada (mas nós acreditamos!)
Não vai ser uma batalha fácil, nerds. Segundo dados divulgados pela Variety, a Academia recebeu uma enxurrada de inscrições este ano. Para você ter uma ideia do tamanho da disputa:
- 86 produções estão inscritas em Melhor Filme Internacional.
- 201 longas disputam uma vaga em Melhor Documentário.
- 25 filmes brigam em Melhor Animação.
Agora que já sabemos que estamos no jogo, quando saberemos se passamos para a próxima fase? Anote aí: no dia 16 de dezembro serão divulgadas as famosas shortlists (as pré-listas).
É nesse dia que a Academia reduz esse número gigantesco de inscritos para um grupo seleto de semifinalistas (geralmente 15 filmes por categoria). Só depois disso, no ano que vem, conheceremos os 5 indicados finais que estarão na cerimônia de gala.
Será que dessa vez o Oscar vem para o Brasil? A qualidade técnica e narrativa nós temos. Agora, é ligar o "mode torcida" e aguardar o dia 16!
Fonte: Metropoles
