"Eu achei que ele ia morrer": Dublador de Levi revela que não esperava que o Capitão sobrevivesse ao final de Attack on Titan

Se você passou a reta final de Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) roendo as unhas, suando frio e rezando para que Hajime Isayama não matasse o Capitão Levi, saiba que você não estava sozinho nessa angústia.

Nem mesmo o próprio Levi acreditava que sairia vivo dessa.

Em uma entrevista recente ao Mantan Web, Hiroshi Kamiya, a lendária voz original do personagem, fez uma confissão que valida o trauma coletivo dos fãs: ele estava genuinamente convencido de que o "Soldado Mais Forte da Humanidade" morreria antes dos créditos finais subirem.

"Uma Surpresa para Mim"

A fama de Isayama de "açougueiro" de personagens principais deixava todos em alerta. Kamiya refletiu sobre seu tempo interpretando o Capitão e foi brutalmente honesto:

"Para ser honesto, eu não achava que o Levi sobreviveria até o fim" — revelou o dublador.

Essa incerteza não era infundada. Quem acompanhou o anime sabe que Levi teve um "quase óbito" terrível após a explosão da Lança do Trovão com Zeke Yeager. Ele passou a batalha final enfaixado, sem alguns dedos, cego de um olho e mal conseguindo andar.

Ver ele se arrastando para o campo de batalha uma última vez para cumprir sua promessa a Erwin Smith foi agoniante.

O Peso do Último "Sasageyo"

Para Kamiya, o fato de Levi ter sobrevivido deu um peso muito maior àquela cena silenciosa no final, onde ele faz a saudação Shinzou wo Sasageyo para os fantasmas de seus camaradas caídos.

A tragédia de Levi, no fim das contas, não foi a morte. Foi ser condenado a viver enquanto todos os seus amigos da velha guarda (Erwin, Hange, o Esquadrão original) partiram. Ele carrega a memória de todos eles.

O dublador destacou que as mortes de Erwin e Hange Zoë ficaram gravadas em sua memória como momentos cruciais.

Reflexão sobre a Guerra

A entrevista, realizada para promover as exibições de revival do filme Attack on Titan: The Last Attack nos cinemas japoneses (que ocorreram agora em janeiro de 2026), também trouxe uma visão filosófica de Kamiya sobre a obra:

"O desejo humano é infinito. Quando as restrições a esse desejo são quebradas, as pessoas escolhem o método mais tolo: a guerra."

Levi Ackerman sobreviveu, mas as cicatrizes — e a cadeira de rodas no final — mostram que em Attack on Titan, ninguém sai ileso.

E você, achava que o Levi ia morrer ou tinha certeza que ele era "imortal"?

Fonte: CBR.

Vicente Neto

Sou redator de notícias, estudante de Sistemas de Informação na UFC e apaixonado por tecnologia e cultura geek. Desde os 15 anos, quando assisti ao meu primeiro anime (Sword Art Online), mergulhei no universo dos animes, mangás e games. Além de programar, também me aventuro como designer gráfico e editor de vídeos nas horas vagas. facebook instagram x-twitter linkedin

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال