Google concorda em pagar multa bilionária por monitorar atividades na guia anônima

Imagem: Avast

Após um processo de três anos, o Google concordou em pagar uma multa bilionária por monitorar as atividades dos usuários na famosa aba anônima. O processo, iniciado em 2020, revelou que a empresa rastreava a navegação dos usuários no modo privado, contrariando sua premissa de não salvar dados no navegador. Na época, a ação de indenização buscava cerca de 5 bilhões de dólares. Embora o acordo possa ter resultado em um valor inferior, ainda é bilionário.

Para quem não está familiarizado com o modo anônimo, trata-se de uma forma de navegação que não salva os dados dos usuários, ideal para quem utiliza computadores compartilhados ou deseja acessar sites sem deixar histórico, ou permanecer logado em contas.

Embora o navegador Google Chrome ofereça essa opção, a empresa continuava rastreando e registrando atividades para uso no Google Adsense e monitoramento de tráfego em páginas, conectando essas informações aos perfis dos usuários.

Essa prática ocorreu pelo menos desde 10 de junho de 2016, gerando lucros com anúncios mesmo no modo anônimo. O valor final da multa será revelado em 24 de fevereiro, quando o tribunal responsável pelo caso irá aprovar o acordo entre as partes, encerrando essa questão que teve início em 2020, com desdobramentos em 2022 e que agora, em 2024, se encaminha para um desfecho.

Até o momento, a empresa não se pronunciou oficialmente sobre o caso, mantendo-se reservada quanto aos detalhes financeiros envolvidos, como é de praxe nesses casos.

Fontes: Washington Post, Ars Technica, Reuters e Engadget

Lucas Gomes

Olá, meu nome é Lucas Gomes, e sou um apaixonado por jogos e tudo relacionado ao universo gamer. Como criador de conteúdo e redator, tenho o prazer de trazer as últimas novidades do mundo dos jogos, além de análises e curiosidades sobre os títulos mais populares do momento.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem