Tales of Berseria Remastered usa versão censurada e decepciona fãs

A Bandai Namco anunciou na quinta-feira (19) que Tales of Berseria será o próximo jogo da franquia a receber uma remasterização. A novidade animou os fãs, mas uma confirmação posterior no site oficial da desenvolvedora trouxe um balde de água fria: a base usada é a versão internacional, com cenas alteradas para reduzir a violência gráfica e atender a classificações indicativas mais baixas no Ocidente.

Trailer:

Mudanças que dividem opiniões

Na versão japonesa original, assassinatos e momentos violentos eram diretos e impactantes. Para os mercados dos EUA e Europa, a empresa optou por cenas mais "poéticas", suavizando o teor gráfico. Isso não afeta a trama central — a jornada de vingança de Velvet Crowe —, mas muitos jogadores veem as alterações como desnecessárias, especialmente em um RPG que já explora temas maduros como traição e controle emocional.

Fãs nas redes sociais já reclamam: "Por que não usar a versão original como base? A censura tira o peso da história."

O que melhora na remasterização

Lançado em 2016, Tales of Berseria marcou época ao colocar uma protagonista feminina no centro das atenções — Velvet Crowe, que busca vingar a morte de seu irmão em um mundo cheio de aliados improváveis e segredos sombrios. Diferente de Tales of Xillia, aqui não há opção de ignorar a heroína.

A remasterização traz:

  • Gráficos e performance atualizados para PC, PS5, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.
  • Grade Shop liberado desde o início, facilitando ganho de EXP e itens.
  • Todos os DLCs inclusos, com roupas extras e conteúdos adicionais.

A estreia está marcada para 27 de fevereiro de 2026. Apesar da polêmica, o pacote de melhorias pode atrair novos jogadores para essa joia da série Tales.

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Fonte: Adrenaline

Vicente Neto

Sou redator de notícias, estudante de Sistemas de Informação na UFC e apaixonado por tecnologia e cultura geek. Desde os 15 anos, quando assisti ao meu primeiro anime (Sword Art Online), mergulhei no universo dos animes, mangás e games. Além de programar, também me aventuro como designer gráfico e editor de vídeos nas horas vagas. facebook instagram x-twitter linkedin

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