10 jogos que explodiram do nada: Valheim, Among Us e muito mais!

A indústria dos videogames passa por constantes mutações desde a sua origem, mas hoje vive um de seus momentos mais imprevisíveis e interessantes. Com o advento da internet, redes sociais e influenciadores digitais, muitos jogos acabam se tornando febre mesmo sem grandes campanhas de marketing, ou até mesmo depois de lançamentos fracos que passaram batidos pelo grande público.

Hoje em dia a divulgação boca a boca, streams na Twitch e até mesmo memes podem bastar para pegar um jogo de orçamento modesto e torná-lo uma febre que dura meses ou anos! Confira a seguir a nossa lista com 10 sucessos improváveis, grandes jogos que explodiram em popularidade quase como que em um passe de mágica!

  • Among Us

O pequeno jogo da Innersloth fez tanto sucesso que a tradicional premiação The Game Awards precisou adaptar as suas regras em 2020, permitindo ao jogo de 2018 concorrer mesmo fora do prazo previsto para inscrição. A sua experiência social com gameplay bem simplificado foi um dos temas mais falados do ano passado e até mesmo políticos se aproveitaram da popularidade do jogo para participar de partidas ao vivo e tentar alcançar um novo eleitorado!

  • Fall Guys

O Battle Royale é um dos gêneros mais populares dos últimos anos, mas poucos imaginavam que uma versão em gincanas ao melhor estilo Olimpíadas do Faustão se tornaria um dos jogos mais falados e baixados de 2020! Por meses, nenhum título multiplayer dominou tanto a discussão gamer, chegando ao ponto de causar instabilidade e dificuldades de acesso aos concorridos servidores do jogo!

  • Rust

Em early access desde o fim de 2013 e lançado no começo de 2018, Rust já chamava alguma atenção por misturar elementos de DayZ e Minecraft, sendo preciso colher materiais para sobreviver em uma jornada multiplayer. Depois de muitas melhorias técnicas — que continuam sendo aplicadas ao jogo mesmo hoje em dia! —, o jogo chegou a 2021 como um dos títulos mais populares e queridos na Twitch.

  • Loop Hero

Entre todos os jogos que listamos, esse é o mais recente e quase uma aposta garantida nossa. Afinal, a produtora Devolver Digital é especialista em lançar indies que estouram em popularidade, e Loop Hero já está começando a conquistar bons números entre os streamers! A ideia aqui é montar decks em uma aventura praticamente infinita, já que nenhuma partida é igual a anterior. Unir elementos de estratégia com alto fator replay costuma ser um ótimo combo, e esperamos que esse jogo estoure ainda mais nas próximas semanas!

  • Jump King

Os jogos Soulslike da From Software ajudaram a tornar mais populares outros títulos com dificuldade elevada, então de tempos em tempos os influenciadores digitais descobrem pequenas pérolas indie capazes de entreter seus espectadores graças às suas mecânicas de tentativa, erro e aprendizado. Lançado em 2019, o projeto da Nexile pode ser comprado bem baratinho no Steam e até hoje conquista milhares de espectadores diários dispostos a ver seus criadores de conteúdo favoritos errando alguns pulos ao vivo.

  • Escape from Tarkov

Desde os seus primeiros teste Alpha em 2016, o jogo do estúdio russo Battlestate Games já parecia ter bastante potencial graças ao seu foco em mecânicas de combate mais realistas, perfeitas para os jogadores mais hardcore de PC. Mais na linha dos simuladores militares ao estilo ARMA, o título sempre figura entre os mais jogados da Twitch e ganha mais e mais jogadores a cada atualização com novos recursos!

  • Valheim

Não foi por acaso que colocamos Valheim na capa desta lista. Apesar de ter entrado em ealy access apenas em fevereiro de 2021, levou pouco menos de um mês para o jogo explodir em popularidade e virar um fenômeno! Hoje, Valheim é um dos jogos mais baixados e comentados do mundo, um feito e tanto se levarmos em conta que ele foi produzido por um time de apenas cinco pessoas. O segredo do sucesso foi a viciante mistura de elementos de sandbox com sobrevivência, uma fórmula certeira que garante muita diversão tanto para quem joga como para quem assiste aos streams.

  • Roblox

Este é mais um caso de jogo bem antigo que acabou ficando mais popular a cada ano que passava, até estourar de vez. Aqui, é possível criar os seus próprios jogos e aventuras, mas curiosamente a plataforma não chamou tanta atenção quando foi lançada em 2006. Uma base mais fiel começou a surgir apenas no começo da década seguinte, com YouTubers descobrindo tratar-se de um nicho promissor para produzir conteúdo, até ultrapassar a marca de 160 milhões de jogadores ativos em 2020. É um dos jogos com vídeos mais populares na internet!

  • Stardew Valley

Jogos de fazenda marcam presença nos consoles desde os tempos do Super Nintendo, quando o primeiro jogo da franquia Harvest Moon (hoje rebatizada como Story of Seasons) conquistou sua fatia do mercado. Dali em diante, dezenas de sequências foram lançadas ao longo de todas as gerações, mas foi a homenagem desenvolvida por Eric Barone que acabou virando febre. Abraçando as melhores tradições do gênero, Stardew Valley se tornou o jogo definitivo de fazenda e ainda domina o imaginário popular.

  • Menção honrosa: jogos de xadrez

Certamente o jogo mais antigo entre todos os listados aqui, já que suas origens remontam ao século XV, o xadrez acabou virando um grande sucesso entre streamers recentemente graças ao sucesso da série O Gambito da Rainha, da Netflix. Ao levar o xadrez competitivo aos holofotes, vários aplicativos e jogos de xadrez online passaram a atrair milhares de espectadores também nos videogames!


Voxel

Lucas Gomes

Olá, meu nome é Lucas Gomes, e sou um apaixonado por jogos e tudo relacionado ao universo gamer. Como criador de conteúdo e redator, tenho o prazer de trazer as últimas novidades do mundo dos jogos, além de análises e curiosidades sobre os títulos mais populares do momento.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem