Como a pandemia da covid-19 afetou o mundo dos games

A pandemia da covid-19 e as medidas de distanciamento social fizeram com que muitas pessoas passassem mais tempo dentro de casa e, consequentemente, jogando videogame.

Além do aumento na atividade, o coronavírus impactou o mercado de jogos de outras maneiras. Saiba mais agora:

1. O jogo agora é uma atividade aprovada pela OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) endossou os jogos online como uma forma saudável de se manter conectado durante a pandemia. A organização anunciou seu apoio aos jogos online junto com uma nova campanha intitulada #PlayApartTogether , que se esforçava para manter as pessoas conectadas socialmente e fisicamente distantes.

Mais de 50 empresas de jogos diferentes se juntaram para apoiar esta campanha, divulgando e oferecendo serviços como finais de semana grátis e descontos.

Raymond Chambers, o embaixador de estratégia global da OMS, divulgou um comunicado dizendo que os jogos podem ser uma forma eficaz de nivelar a curva e salvar vidas. Ele também agradeceu à indústria de jogos por seu apoio a esta nova campanha.

Esta mudança da OMS foi uma surpresa para alguns, porque não faz muito tempo que a OMS declarou que o vício do jogo era um problema real . Ele classificou "distúrbio do jogo" como um distúrbio caracterizado por controle prejudicado sobre o jogo.

Muitas pessoas reviraram os olhos com a ideia, mas a OMS insistiu que isso afeta uma pequena porcentagem dos jogadores e que todos os jogadores devem permanecer cientes de seu tempo de jogo. Como resultado, muitas pessoas ficaram surpresas ao ver a OMS endossar o jogo como uma atividade saudável.

2. Muitos eventos de jogos foram cancelados

Assim como outros eventos esportivos afetados pelo COVID-19, muitos torneios de eSports foram adiados ou cancelados. Isso teve um grande impacto na comunidade de eSports, com muitas emissoras e criadores de conteúdo perdendo seus empregos.

A maioria dos eventos de eSports que não foram atrasados ​​ou cancelados ficaram online para serem hospedados virtualmente. Isso significa que alguns jogadores continuarão suas temporadas normalmente, embora não possam jogar na frente de nenhuma multidão.

Outros eventos de jogos também foram cancelados, incluindo a E3, um dos maiores eventos ao vivo da indústria. Realizada anualmente em Los Angeles, a E3 foi oficialmente cancelada em 2020 e está oferecendo uma alternativa online em 2021. A E3 já estava sofrendo de uma crise de identidade antes da pandemia, então muitos estão se perguntando como o evento se recuperará desses cancelamentos.

Finalmente, conferências de desenvolvedores como a Game Developers Conference (GDC) foram canceladas em 2020 e serão disponibilizadas aos desenvolvedores completamente online em 2021. Outros cancelamentos notáveis ​​incluem SXSW 2020 em Austin, Texas e PAX East 2021. SXSW 2021 está programado para acontecer online e a PAX hospedará uma alternativa online durante o verão.

3. As pessoas compraram mais videogames

As vendas de videogames dispararam. As empresas de jogos estão vendo um aumento nas vendas, com vendas recordes em 2020 e tendências positivas chegando a 2021. Os grandes sucessos da pandemia incluem Animal Crossing: New Horizons, Fall Guys e Between Us, apenas para citar alguns.

A Nintendo, em particular, está tendo lucros crescentes. A empresa vendeu mais de 12 milhões de unidades do Nintendo Switch durante a pandemia e viu seus lucros triplicar. Um jogo da Nintendo que vendeu extremamente bem foi Animal Crossing: New Horizons, um simulador de vida em uma pequena cidade que em muitos aspectos emula a vida antes da pandemia.

Outro sucesso notável da pandemia foi a mais recente expansão de World of Warcraft, Shadowlands. Este vendeu 3,7 milhões de cópias no dia do lançamento, estabelecendo o recorde de maior número de vendas em um dia para qualquer jogo de PC de todos os tempos.

4. O hardware para jogos tem sido difícil de encontrar

Com mais pessoas procurando jogos de vídeo, a demanda por hardware de jogos aumentou drasticamente. Um grande número de pessoas decidiu construir PCs para jogos durante a pandemia, contribuindo para os preços inflacionados do hardware e a escassez de peças.

Os jogadores de console estão comprando consoles Nintendo Switch ou esperando por consoles de próxima geração como o PS5 ou Xbox Series X. Esses consoles de próxima geração têm disponibilidade limitada, tornando-os mais difíceis de encontrar.

Se você está planejando investir em uma nova configuração de jogo agora, pode valer a pena ser paciente. Faça sua pesquisa para descobrir os preços que você deve esperar, para não acabar pagando a mais por hardware de um cambista ou revendedor terceirizado. E se você não pode arcar com os preços inflacionados no mercado agora, talvez seja melhor apenas esperar.

5. Toda noite é noite de jogo

Antes da pandemia, plataformas de jogos como o Steam veriam picos de atividade nos finais de semana. Durante o curso da pandemia, este pico de atividade no fim de semana tornou-se quase insignificante.

O SteamDB  fornece um gráfico de dados de usuários simultâneos do Steam por semana. Durante a pandemia, este gráfico ficou achatado, mostrando níveis de atividade semelhantes em todos os dias da semana.

Em outras palavras, os fins de semana não são os únicos dias em que aumentam a atividade de jogos agora. Talvez com mais pessoas trabalhando em casa ou pelo menos ficando em casa, os jogos se tornaram uma atividade mais popular durante a semana. Popular o suficiente, na verdade, para fazer com que os fins de semana não sejam diferentes dos dias da semana em termos de atividade de jogo.

Pandemias são uma boa hora para ser um jogador

A pandemia COVID-19 teve vários efeitos nos jogos.

Mais pessoas estão jogando videogame durante a pandemia e muitas desejam comprar novas configurações de jogos. Os jogos também se tornaram potencialmente mais aceitáveis ​​socialmente por enquanto, com o endosso oficial da Organização Mundial da Saúde.

Os desenvolvedores e editores de jogos estão tendo um dia de campo com vendas crescentes e ondas de novos clientes. Outros profissionais da indústria, no entanto, tiveram menos sorte. Emissoras de eSports e criadores de conteúdo perderam negócios devido ao cancelamento de eventos de jogos. Outros trabalhadores da indústria também foram forçados a trabalhar remotamente em sua maior parte.

Para a pessoa média, agora é um ótimo momento para ser um jogador.

Você pode encontrar muitas pessoas para brincar durante a semana ou no fim de semana. Claro, se você gosta de participar de eventos, pode perder alguns, mas há uma série de alternativas online. Como um todo, os jogadores não ficaram muito atrasados ​​com a pandemia, se muito, eles foram liberados para jogar mais jogos com mais pessoas.

Tecmundo 

Vicente Neto

Sou redator de notícias do site. Estudante de Sistema de Informação pela a UFC, curto animes, mangás e games desde os 15 anos, meu primeiro anime foi Sword Art Online. Sou programado e nas horas vagas design gráfico e editor de vídeos. facebook instagram x-twitter linkedin

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem