Juíza sugere, mas Apple e Epic negam acordo para encerrar disputa

O processo judicial que colocou frente a frente Epic Games e Apple ganhou novos capítulos nesta quarta-feira (12). Depois de semanas de discussão no tribunal, a juíza Yvonne Gonzalez Rogers sugeriu um acordo para encerrar a disputa entre as empresas, que foi negado pelas duas companhias.

A briga entre as gigantes começou depois que Fortnite foi banido da App Store após a desenvolvedora de games oferecer microtransações fora da loja de aplicativos da Apple. Por causa disso, a dona de um dos jogos online mais populares acusa a Maçã de promover práticas que ferem as leis de mercado, como o monopólio.

Diante desse impasse, Rogers sugeriu que a Apple informasse aos usuários que eles podem comprar itens e equipamentos para os jogos fora da loja de apps, de acordo com reportagem da Bloomberg.

"O que há de tão ruim nisso, para os consumidores terem uma escolha?", perguntou a juíza para Richard Schmalensee, economista e professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Schmalensee testemunhou no tribunal nesta quarta-feira como perito da Apple.

O especialista disse que fazendo isso, a dona do iPhone poderia perder dinheiro. Ele argumentou que se a companhia desse a opção aos consumidores e indicasse um outro local para que eles fizessem a compra, a marca certamente não receberia a comissão de 30% que ela cobra das desenvolvedoras de aplicativos e jogos.

De acordo com a empresa Sensor Tower, que realiza pesquisas no mercado mobile, no ano passado a Apple arrecadou cerca de US$ 22 bilhões (R$ 116 bilhões de acordo com a cotação atual) somente em comissões.

Acordo negado também pela Epic

David Evans, economista que depôs pelo lado da Epic Games, também negou o acordo sugerido pela juíza Rogers.

"Isso não eliminaria o poder de mercado que a Apple tem, mas certamente o diminuiria", confessou Evans, que complementou dizendo que para os casos de apps que não possuem sistemas alternativos de pagamentos essa "não seria uma solução"

O processo entre Epic e Apple continuará e deve seguir por um bom tempo ainda. O analista Mark Gurman acredita, porém, que a Maçã deve sair vencedora da briga.

Tecmundo

Lucas Gomes

Olá, meu nome é Lucas Gomes, e sou um apaixonado por jogos e tudo relacionado ao universo gamer. Como criador de conteúdo e redator, tenho o prazer de trazer as últimas novidades do mundo dos jogos, além de análises e curiosidades sobre os títulos mais populares do momento.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem