As constantes mudanças no mercado de Akihabara, a meca da cultura otaku no Japão, passaram despercebidas pela Toranoana, uma rede de lojas de doujinshi (mangás autopublicados), especialmente para adultos, que persistiu nos últimos 28 anos. Portanto, é uma triste surpresa que a loja especializada tenha anunciado o fechamento de sua última filial restante em Akihabara, “Akihabara Store A”. Mais triste ainda, a rede também está fechando cinco outros locais permanentemente, deixando apenas uma loja Toranoana em todo o Japão depois que as outras fecharam em 31 de agosto.
Em um comunicado publicado no site oficial da Toranoana, a empresa anunciou o próximo fechamento de suas filiais Akihabara A e Shinjuku em Tóquio, as lojas Namba A e Umeda em Osaka e o local Toranoana Chiba. Está atualmente em meio ao que inicialmente seria um fechamento temporário, elevando o número de fechamentos anunciados para seis das sete filiais da rede. O único estabelecimento sobrevivente será o Toranoana, no bairro de Ikebukuro, em Tóquio, focado em doujinshi para mulheres, que continuará operando.
Toranoana cita a diminuição das visitas às instalações durante a pandemia como o motivo dos fechamentos. "Desde 2020, os negócios em nossas agências foram bastante interrompidos pela pandemia do COVID-19 e, atualmente, não vemos sinais de recuperação. Lamentamos profundamente os esforços insuficientes de nossa empresa para superar essa situação", disse o governo em seu comunicado.
Todas as agências fechadas estão localizadas em áreas turísticas populares que, em tempos normais, atraem tanto viajantes internacionais quanto domésticos. Com os números do turismo em declínio desde o início da pandemia, além de menos eventos de fãs orientados para otakus que impulsionam o tráfico de pessoas nesses bairros, aparentemente não há demanda suficiente para manter as portas das filiais abertas.
No entanto, isso não significa que a empresa esteja na corda bamba, nem que a marca Toranoana vá desaparecer. Incluído no anúncio está um gráfico comparando o número de clientes Toranoana na loja que fizeram compras (cor amarela) versus o número de pedidos online desde 2019 (cor laranja), com projeções para o restante de 2022, demonstrando um imenso aumento de o segundo.
É possível que os hábitos de compras e padrões de consumo de anime/mangá já estivessem mudando para mais compras online e localizadas nas lojas, e que a pandemia estivesse simplesmente acelerando essa mudança em vez de desencadeá-la por conta própria. Ainda assim, os fãs de longa data ficaram tristes com as notícias dos próximos fechamentos, especialmente o da filial de Akihabara, já que é o bairro em que a rede começou.
Fonte: SoraNews24