e-Brasileirão 2020: GuiFera é campeão com Santos de novo

Com Covid-19, bicampeão mundial joga online e conquista título do campeonato de eSports da CBF no PES 2020, quatro anos após ter sido primeiro vencedor do torneio, também com Peixe


Quatro anos depois do primeiro título, Guilherme "GuiFera", novamente com o Santos, se sagrou campeão do e-Brasileirão 2020, a quinta edição do campeonato de eSports da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Bicampeão mundial de Pro Evolution Soccer, o paulista conquistou, neste sábado, o segundo troféu do torneio entre representantes de clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, cuja fase presencial foi realizada na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Na decisão, ele superou Joel Sapo, do Fortaleza, por 5 x 1 no placar agregado e abocanhou R$ 20 mil de premiação. A competição foi realizada no eFootball PES 2020.

GuiFera faturou o título mesmo jogando de casa a fase presencial, que reuniu a última rodada dos pontos corridos e o mata-mata. Um dia antes da disputa, ele foi diagnosticado com Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.


Com o título, GuiFera se iguala a Henrique "Henrykinho" como os maiores vencedores do e-Brasileirão, ambos com dois troféus - o mineiro ganhou com o Cruzeiro em 2017 e 2018. O paulista esteve presente em quase todas as edições do torneio, sempre representando o Santos. Só não participou no ano passado, quando era contratado do Barcelona e disputou a temporada oficial na Europa.

Pela segunda vez consecutiva, Joel Sapo alcançou a final do e-Brasileirão. E novamente saiu do gramado virtual com o vice-campeonato. Em 2019, também jogando com o Fortaleza, viu Thiago Avaré ser campeão com o São Paulo.

Além de GuiFera, outro jogador não pôde comparecer à sede da CBF. Representante do Internacional, Wellington "Nego JR" também jogou de casa por ter testado positivo para a Covid-19.

Como foi a fase presencial do e-Brasileirão:

A sede da CBF, no Rio de Janeiro, recebeu as partidas da última rodada da primeira fase e os playoffs. Sapo entrou no mata-mata com uma classificação suada para as quartas de final. Pegou a última vaga na última rodada, com um empate em 1 x 1 com Pedro Dias (Fluminense), avançando como o oitavo colocado nos pontos corridos. GuiFera, por sua vez, já estava classificado e terminou a primeira fase em terceiro lugar, atrás apenas do líder João Victor "amigospes_JVicto" (Ceará) e do vice-líder Alan Leal (Flamengo).

As quartas de final viram favoritos darem adeus à competição. Foram eliminados nomes famosos do cenário, como Alan Leal, Vitor "Mito Abdalla" (Atlético-MG) e Wellington "Nego Jr" (Internacional). GuiFera foi às semifinais após golear Mito Abdalla por 7 x 2, e Sapo levou a melhor sobre João Victor por 3 x 2. Na rodada seguinte, Sapo passou por Eduardo "Eduardinho" (Botafogo) por 3 x 1, e GuiFera precisou ir aos pênaltis para tirar Pedro "Salsa" (Grêmio) do caminho, depois de um 3 x 3 no placar agregado.

Na final, GuiFera começou o jogo de ida pressionando, mas Marcelo Boeck salvou a baliza do Fortaleza em diversas finalizações. Depois de ter um gol invalidado por impedimento no fim do primeiro tempo, Sapo se viu com um jogador a mais durante toda a segunda etapa, mas foi GuiFera quem abriu o placar, com Lucas Braga. Com espaço no campo, Sapo teve oportunidades de igualar o marcador, mas não obteve sucesso e novamente foi punido. Nos acréscimos, o Santos ampliou com um golaço de Jobson por cobertura.

Sapo abriu o jogo de volta com mais uma demonstração de azar, com gol impedido de Wellington Paulista aos 12 minutos. Aos 40, GuiFera pôs o Santos à frente com Kaio Jorge balançando a rede após lançamento preciso de Carlos Sánchez. No início do segundo tempo, ampliou com Kaio Jorge numa sobra e fez o terceiro com Derlis González. Sapo ainda diminuiu com Romarinho, mas o troféu não escapou das mãos do representante do Peixe.

Confira os resultados dos playoffs do e-Brasileirão 2020:

QUARTAS DE FINAL

Ceará 2 x 3 Fortaleza (ida 1 x 1; volta 1 x 2)

Internacional 4 (2) x (3) 4 Botafogo (ida 1 x 2; volta 3 x 2)

Flamengo 4 x 5 Grêmio (ida 3 x 3; volta 1 x 2)

Santos 7 x 2 Atlético-MG (ida 5 x 2; volta 2 x 0)

SEMIFINAIS

Botafogo 1 x 3 Fortaleza (ida 1 x 3; volta 0 x 0)

Santos 3 (3) x (1) 3 Grêmio (ida 3 x 2; volta 0 x 1)

FINAL

Santos 5 x 1 Fortaleza (ida 2 x 0; volta 3 x 1)

Fonte: Acesse Aqui!

Vicente Neto

Sou redator de notícias do site. Estudante de Sistema de Informação pela a UFC, curto animes, mangás e games desde os 15 anos, meu primeiro anime foi Sword Art Online. Sou programado e nas horas vagas design gráfico e editor de vídeos. facebook instagram x-twitter linkedin

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem