Código da World Wide Web vai a leilão como NFT; lances começam em US$ 1 mil

Escrito pelo físico Tim Berners-Lee, o código original que criou a World Wide Web foi colocado em leilão na Sotheby's como parte de um token não fungível (NFT), com os lances começando em US$ 1 mil.

O britânico Berners-Lee inventou a World Wide Web em 1989, revolucionando a forma como as pessoas criam e compartilham informação. A rede mundial de computadores é vista como uma das invenções mais significativas desde a impressão em papel que surgiu na Europa no século XV.

Um NFT é um ativo digital único que registra sua propriedade. O NFT do código da WWW é baseado na blockchain Ethereum e inclui a programação original, uma visualização animada, uma carta escrita por Berners-Lee e um poster digital do código completo dos arquivos originais.

"Por que um NFT? Bem, é uma coisa natural de se fazer... quando você é um cientista de computador e quando você programa por muitos anos", disse Berners-Lee em comunicado. "Parece correto assinar digitalmente meu autógrafo sobre um artefato completamente digital."

Os arquivos contêm 9.555 linhas de código incluindo implementações das três linguagens e protocolos inventados por Berners-Lee: HTML (Hypertext Markup Language), HTTP (Hypertext Transfer Protocol), e URIs (Uniform Resource Identifiers).

Eles também incluem documentos originais em HTML que ensinavam os primeiros usuários da internet a como utilizar a aplicação.

Enquanto trabalhava no centro de pesquisa de física CERN, na Europa, em 1989, Berners-Lee escreveu sua visão para o que inicialmente chamou de "Mesh".

O chefe dele na época escreveu "vago mas emocionante" na capa do paper Berners-Lee de 1989, chamado de "Information Management: A Proposal" ("Gestão de Informação: Uma Proposta").

Em 1990 Berners-Lee estava criando uma aplicação que ele chamou de "WorldWideWeb". Ela foi originalmente desenvolvida na linguagem de programação Objective C em um computador da NeXT.

"A invenção de Sir Tim criou um novo mundo, democratizou o compartilhamento da informação, criou novas formas de pensamento e interação e de conexão um com o outro", disse Cassandra Hatton, diretora global de ciência e cultura popular da Sotheby's.

CNN Brasil

Lucas Gomes

Olá, meu nome é Lucas Gomes, e sou um apaixonado por jogos e tudo relacionado ao universo gamer. Como criador de conteúdo e redator, tenho o prazer de trazer as últimas novidades do mundo dos jogos, além de análises e curiosidades sobre os títulos mais populares do momento.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem